Aeroportuários organizam protestos em dezenas de aeroportos do país nessa terça (12)

O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) e os aeroportuários que são funcionários da Infraero realizam manifestação na maioria dos aeroportos da Rede no país, nessa terça-feira (12/9), contra a decisão do governo federal de privatizar mais 14 aeroportos da Rede Infraero, incluindo o Aeroporto de Congonhas.

O Sina encaminhou ofício à Infraero, em 8 de setembro, ao diretor de Gestão, Marx Rodrigues, e à gerente de Relações Trabalhistas, Anne Reis, informando que as assembleias realizadas entre 29 e 31 de agosto deliberaram pela rejeição de qualquer proposta patronal de reajuste zero na data-base 2017 e pela aprovação do dia 12 de setembro como Dia Nacional de mobilizações e protestos contra a privatização de aeroportos da Rede Infraero. No ofício, o Sina também alerta que o governo federal deveria ser responsável e sensato em relação à soberania nacional e aos direitos dos trabalhadores da Infraero.

Veja o ofício – Clique Aqui

No Aeroporto de Congonhas, a manifestação terá início às 10h, no Auditório do Mezanino. Participarão, além dos empregados da Infraero, outros trabalhadores(as) da comunidade aeroportuária que também são contra a privatização do aeroporto. O protesto deve reunir também os funcionários da Unidade Administrativa SP, cedidos São Paulo (Campinas e Guarulhos) e seguranças das Torres Campinas e Guarulhos. Para quem esteja lotado em Campinas e Guarulhos, o Sina disponibilizará ônibus fretado com horário e local de encontro a confirmar junto à sede.

No Dia Nacional de Mobilização, o Sina está organizando atos em todos os aeroportos da Rede, a maioria a partir das 9h, inclusive na sede da Infraero, em Brasília. Os trabalhadores vão distribuir uma carta aberta aos passageiros com informações sobre o movimento, pedindo apoio à luta contra a privatização ou extinção da Infraero. O Sina convoca todos os trabalhadores da Infraero a participar, inclusive os aposentados, e pede que convidem amigos, familiares, pois o assunto afeta a todos os brasileiros.

Baixe a Carta Aberta Aqui (versão com fundo branco: Aqui)

Lançamento da Frente Parlamentar

No dia 12, às 16 horas, acontece em Brasília o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Infraero 100% Pública, no Auditório Freitas Nobre, Anexo IV, Câmara Federal.

Audiência na CTASP com Moreira e Quintella

No dia 13, às 14 horas, no Plenário 12, Anexo II da Câmara Federal, haverá audiência pública sobre a privatização da Infraero. Foram convocados para a audiência o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do governo Michel Temer, Moreira Franco, e o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella.

A audiência será realizada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados (CTASP), e visa esclarecer as intenções do governo de privatizar a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO. A pauta foi colocada em audiência na Comissão pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF).

Compartilhar