Data-base Infraero: negociações começam esta semana

Com um atraso histórico, só agora a Infraero confirmou junto ao Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) uma agenda para dar início às negociações da campanha salarial, data-base 2015/17. A primeira rodada acontecerá nos dias 8 e 9 de junho.

O Sina ressalta que as cláusulas sociais vigentes estão garantidas até 31 de abril de 2017 e foram  negociadas com a Infraero no ano passado.

Todavia, o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) impediu o dispositivo negociado entre o Sina e a Infraero que garantiria o reajuste automático de salários e benefícios, conforme a inflação, para a data-base deste ano. Com isso, o Sina e a Infraero devem negociar as cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), retroativas à data-base, em 1º de maio.

A turbulenta conjuntura política que o país atravessa somada à inércia da diretoria da Infraero em relação às demandas dos aeroportuários, dentre elas as negociações da data-base, levou o processo de negociação deste ano a um atraso histórico. O diretor de Planejamento e Gestão Estratégica da Infraero, Angelino Caputo, participará da reunião.

Desde 3 de junho, a Infraero está com novo presidente, o engenheiro Antônio Claret de Oliveira.

“Ainda não sabemos qual sua tendência ou estilo de gestão. O resultado das negociações da primeira rodada é imprevisível diante da conjuntura atual, do que está acontecendo no Brasil, nesses tempos Temer. Mas vamos informar à categoria todas as discussões que houver, e precisamos de mobilização para garantir avanços nas negociações”, ressalta o presidente do Sina, Francisco Lemos.

rodada-infraero

Compartilhar