O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), após aprovação da categoria, nas assembleias gerais extraordinárias realizadas em todas as bases do país, entregou aos representantes da Infraero e das concessionárias dos aeroportos de Guarulhos, Brasília, São Gonçalo do Amarante, Galeão, Viracopos e Confins, na penúltima semana de abril, a pauta de reivindicações da data-base 2016.
A expectativa do Sindicato é de que as negociações iniciem em maio. Ainda não há data para as primeiras rodadas, mas a direção do Sina espera que o processo de negociação seja semelhante ao ano passado e os acordos possam ser assinados, se possível, ainda no primeiro semestre do ano, garantindo que o reajuste e benefícios a serem conquistados sejam retroativos à data-base, em 1º de maio. A conjuntura política e econômica brasileira, no entanto, é um desafio a mais nas negociações desse ano.
Assim, a participação da categoria, unida e mobilizada em defesa das reivindicações aprovadas nas assembleias, é ainda mais essencial para o êxito da campanha. O Sina informará aos aeroportuários/as, assim que possível, através do site, a data de início das negociações com as concessionárias privadas e com a Infraero.