Os aeroportuários vem ampliando sua presença na direção das CUTs estaduais e, por consequência, seu papel na construção de políticas sociais voltadas ao mundo do trabalho.
A participação dos dirigentes do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) na direção das CUTs estaduais fortalece a relação do Sindicato com a Central e amplia a responsabilidade da categoria na defesa dos direitos dos trabalhadores de todo país.
O delegado do Sina no Aeroporto de Recife, Leonardo Félix, foi eleito conselheiro fiscal da CUT Pernambuco para a gestão 2015/2019. A eleição aconteceu no 14º Congresso Estadual (CECUT) da CUT-PE, realizado nos dias 12 e 13 de junho, reunindo cerca de 500 delegados sindicais.
O tesoureiro do Sina, Samuel dos Santos, foi reeleito como conselheiro fiscal da CUT Alagoas, no CECUT realizado nos dias 28 a 30 de maio. Também garantiu uma vaga para os aeroportuários no CONCUT (Congresso Nacional da CUT), onde será debatida e definida a política nacional da Central para o próximo período.
Em Brasília, o diretor sindical Francisco Hélio de Barros foi reeleito para o terceiro mandato na direção da CUT-DF e também conquistou uma vaga no CONCUT para os aeroportuários.
O secretário geral do Sina, Célio Barros, é diretor da CUT Rondônia e está concorrendo à reeleição. O diretor jurídico do Sindicato, Marcelo Tavares, concorre à direção da CUT-SP. “Somos CUT, somos fortes”.