RJ: Infraero investiga contratos cancelados com terceirizadas que podem afetar segurança de aeroportos

Por CBN

cbn

Documento obtido pela CBN mostra que estatal bloqueou pagamentos para serviços de combate a incêndio, detecção de explosivos, inspeção de bagagens e passageiros, entre outros.

A Infraero determinou uma auditoria em contratos de serviços de manutenção preventiva que foram cancelados e podem afetar a segurança dos aeroportos do Santos Dumont, no Centro do Rio, e o Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão.

A CBN teve acesso a um documento enviado pela estatal à prestadora de serviço Tecnenge Tecnologia de Engenharia que confirma o cancelamento de 18 serviços.

Foram afetadas ações preventivas de combate a incêndio, detecção de explosivos, atracação de aeronaves, inspeção de bagagens e passageiros, entre outros.

Embora da superintendência tenha autonomia para definir em que setores acontecerão os cortes, a direção da Infraero vai convocar uma reunião em Brasília para que a redução de custos seja analisada. “A orientação é não prejudicar de forma nenhuma a segurança das operações”, diz o diretor de aeroportos da estatal, João Márcio Jordão.

A suspensão dos serviços faz parte de um corte de gastos feito nos terminais administrados exclusivamente pelo governo. Até agosto, a receita da Infraero foi reduzida em 200 milhões de reais. O prejuízo operacional se deve à concessão de terminais à iniciativa privada, como o de Brasília, de Congonhas e de Viracopos.

Compartilhar