Bombeiros da Infraero foram fundamentais para evitar tragédia em avião da Latam
A turbina de um avião da Latam, que faria o voo 3264 para Belo Horizonte, pegou fogo no começo da noite desta quarta-feira (22) na pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
O tempo de resposta dos bombeiros da Infraero foi bastante rápido, evitando uma tragédia, ressalta o diretor do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) Severino Macedo. Durante o processo de decolagem, após poucos metros, uma turbina da aeronave explodiu. ”Os bombeiros que atenderam ao incidente foram formados pela Infraero, são funcionários orgânicos da empresa, e transferidos dos aeroportos de Campo de Marte e São José em novembro de 2016, após a empresa desterceirizar esse setor. Apesar do pouco tempo em Congonhas, foram muito eficientes. Utilizaram espuma de combate a incêndio e evitaram uma catástrofe”, relata Macedo.
Segundo a Latam, estavam a bordo da aeronave A320 seis tripulantes e 134 passageiros. Todos foram retirados a tempo do avião e ninguém ficou ferido. Por conta do incidente, o aeroporto ficou fechado até às 20h07 e teve vinte voos atrasados. A pista teve que ser lavada para poder ser reaberta.
O Sina parabeniza os bombeiros pela atuação e ressalta a importância da Infraero desterceirizar setores, especialmente em atividades-fim, garantindo que os postos de trabalho sejam ocupados por funcionários orgânicos, com melhores condições de treinamento e trabalho, o que melhora em muito a segurança dos aeroportos.
![](https://aeroportuarios.org.br//wp-content/uploads/2017/02/22fev2017-aviao-da-latam-pega-fogo-em-turbina-no-aeroporto-de-congonhas-1487805380085_615x300.jpg)