Por Ricardo Gallo para UOL
A dificuldade para se chegar de carro à maioria dos aeroportos brasileiros aparece, indiretamente, na pesquisa que a SAC (Secretaria de Aviação Civil) divulgou anteontem.
O levantamento, com 23.006 entrevistas em 15 aeroportos, constatou que boa parte dos passageiros chega ao aeroporto mais de três horas antes do voo.
Sim, mais de três horas.
Isso é mais do que as próprias companhias aéreas recomendam. Normalmente, a orientação para passageiros internacionais é chegar ao terminal entre duas e três horas antes –mais do que três horas, não.
Por que os passageiros estão chegando mais cedo, então? Uma das explicações possíveis é o tempo que se leva no caminho de casa/trabalho para o aeroporto.
Por exemplo: é muito comum para quem vive em São Paulo sair com horas de antecedência para ir ao aeroporto de Cumbica (Guarulhos, na Grande São Paulo), o mais movimentado do país. Tudo para não depender de imprevistos no trânsito da marginal Tietê e das rodovias Ayrton Senna e Dutra, as ligações para o aeroporto.
Na pesquisa da SAC, 44% dos passageiros de voos internacionais em Cumbica –quase metade deles– haviam chegado ao aeroporto mais de três horas antes. É o maior índice entre os aeroportos pesquisados.
Chegar ao aeroporto mais cedo é bom para o passageiro, mas ruim para o aeroporto. Um terminal é projetado para manter um movimento contínuo de passageiros chegando e saindo. Se esse número aumenta, a infraestrutura é sobrecarregada –e a qualidade dos serviços cai.
Mesmo os passageiros de voos domésticos de Cumbica chegam muito antes ao aeroporto: 22% (ou um a cada cinco) aparecem para o voo mais de três horas antes.
Eis a diferença da facilidade de acesso: em Congonhas, quase um porta-aviões encravado na cidade de São Paulo, e no Santos Dumont, no centro do Rio, a maioria dos passageiros chega entre meia hora e uma hora antes –na medida para pegar o voo. Os dois aeroportos só têm voos domésticos.
SEM PERSPECTIVA
Pelo menos em Cumbica, não há muita perspectiva de a coisa melhorar quando o assunto são opções de acesso ao aeroporto. O governo do Estado promete entregar para 2015 um trem que ligará a estação Engenheiro Goulart da CPTM ao aeroporto.
Só que o trem não será adaptado para o transporte de passageiros: o vão entre o trem e a plataforma, por exemplo, é grande e pode dificultar a entrada de passageiros com malas. Não haverá espaço dentro do trem específico para acomodar bagagens.
E tem a demora para se chegar: em julho, uma simulação da Folha mostrou que, a partir da avenida Paulista, valerá mais a pena ir de ônibus ou de carro para o aeroporto.
Aqui a íntegra da pesquisa da SAC: