Ônibus com ar-condicionado fará trajeto entre Cinelândia e aeroporto.
Além disso, agulha viária será feita para ajudar na circulação de táxis.
Guilherme BritoDo G1 Rio
![Ônibus deve começar a circular a partir de 20 de dezembro (Foto: Reprodução/ TV Globo) Ônibus deve começar a circular a partir de 20 de dezembro (Foto: Reprodução/ TV Globo)](http://s2.glbimg.com/gDbuigYr7RxERRVmmKVCnxDUbfk=/620x465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/11/29/aero_11.jpg)
O ministro da Aviação Civil Moreira Franco e o secretário de transportes do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Osório, se reuniram nesta quinta-feira (28), no aeroporto Santos Dumont para definir mudanças na logística de chegada e saída de passageiros no local. Medidas como um ônibus com ar-condicionado ligando a região da Cinelândia ao aeroporto, e a construção de uma agulha para táxis que interliga os terminais devem ser implementadas até o dia 20 de dezembro.
Moreira Franco informou que entrou em contato com o secretário de transportes após a piora dos serviços viários no aeroporto. Segundo Franco, pesquisas feitas pelo ministério apontaram que a demora para conseguir um táxi e a desorganização no serviço são as principais reclamações. “As pesssas chegam no fim do dia cansadas e enfrentam uma confusão sem fim e uma gritaria por parte dos balcões das cooperativas de táxi. Isso é ruim para os clientes, para as empresas e para a cidade”, disse.
![Trajeto feito atualmente pelos táxis (Foto: Reprodução/ TV Globo) Trajeto feito atualmente pelos táxis (Foto: Reprodução/ TV Globo)](http://s2.glbimg.com/Fy5BAw5maMZDNioSrBZVC_JaU_A=/300x225/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/11/29/aero_3.jpg)
O objetivo é fazer com que os táxis que saiam do embarque possam retornar para a área de desembarque em menos tempo. “O motorista de táxi atualmente demora 30 minutos para voltar para o desembarque, já
que tem que passar pelo Centro do Rio. Agora esperamos reduzir esse tempo para cinco minutos”, afirmou.
Outra medida é disponibilizar ônibus de tarifa comum interligando o Santos Dumont a Cinelândia, no Centro, onde há estação do Metrô. A ideia é diminuir a pressão de demanda por táxis no local e, assim, diminuir filas de espera. Essa alternativa já havia sido usada durante a recepção de grandes eventos como a Jornada Mundial da Juventude mas, segundo o secretário, vai ser permanente.
![Ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, e o secretário municipal de Transportes, Carlos Osório, ser reúnem no Rio, para falar sobre mudanças no Santos Dumont.. (Foto: Guilherme Brito/G1) Ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, e o secretário municipal de Transportes, Carlos Osório, ser reúnem no Rio, para falar sobre mudanças no Santos Dumont.. (Foto: Guilherme Brito/G1)](http://s2.glbimg.com/o8g5J3LKbtJ7h5lJyto9aa2ffy0=/300x225/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/11/28/osoriomoreira.jpg)
Mais táxis disponíveis
Osório informou também que vai autorizar o aumento da frota de táxis que atende ao aeroporto. O número deve aumentar de 430 para 600 veículos. “Queremos que o tempo de espera seja de, no máximo, 15 minutos para o táxi.”
Alem de Carlos Osório e Moreira Franco, a reunião contou com a presença de representantes de cooperativas de táxi do aeroporto e do secretario nacional de navegação aérea Juliano Norman. O ministro Moreira Franco finalizou a conversa com as autoridades dizendo que pretende fiscalizar se as medidas prometidas estão sendo postas em prática em janeiro do ano que vem.