GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo

 

O Aeroporto Governador André Franco Montoro, mais conhecido como Aeroporto Internacional de Guarulhos, está a caminho de se tornar referência na América Latina e um dos principais aeroportos do mundo. O trabalho começou após a assinatura do contrato de concessão de 20 anos, entre Governo Federal e o Consórcio Grupar, no dia 14 de junho de 2012, criando a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., formada pelo Grupo Invepar, referência no setor de infraestrutura em transportes na América do Sul; a ACSA (Airports Company South Africa), que opera alguns dos aeroportos mais eficientes do mundo em suas categorias, como o de Johanesburgo (África do Sul) e Mumbai (Índia), e a Infraero, com experiência na operação de 63 aeroportos domésticos e internacionais no Brasil.

Com as mudanças, o aeroporto ganhou uma nova logomarca e passou a ser conhecido como GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, uma marca que já vem batizada com a grandiosidade que o aeroporto significa para Guarulhos, São Paulo, para o Brasil, América Latina e para o mundo. Com a nova identidade corporativa, o aeroporto demonstra os atributos já concentrados em toda sua história, além de tudo que se tornará com a evolução do trabalho:

  • Eficiente: um novo referencial em aeroportos no Brasil. Patamar de classe Mundial.
  • Facilitador: The Brazilian hub, ou seja, proporcionar agilidade, comodidade, praticidade na forma do usuário se locomover. Aqui, o passageiro poderá se conectar com o mundo.
  • Diversidade: um aeroporto que tem orgulho de suas origens e que concentra a harmonia das diferenças. No GRU Airport viajam pessoas de todo o mundo e são recebidas da mesma forma.
  • Próximo: um aeroporto que respeita as parcerias. Um aeroporto de todos. O nosso GRU Airport.

Hoje, o aeroporto atende cerca de 35 milhões de passageiros por ano, em três terminais de passageiros (TPS1 TPS2 e TPS4). Para atender a demanda de crescimento da população que viaja no país, o aumento do número de estrangeiros que visitam o Brasil e os próximos eventos que acontecerão nos próximos anos, como Copa das Confederações da FIFA/2013, Copa do Mundo da FIFA/2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016, o GRU Airport passará por uma grande reforma e modernização, além da construção de um novo terminal de passageiros, o TPS3.

Com capacidade para atender 12 milhões de pessoas por ano, o TPS3 terá um hotel com cerca de 50 quartos, localizado na área restrita antes da imigração para os passageiros em conexão que precisam passar a noite antes do voo no dia seguinte. A obra será feita pela Concessionária, que depois negociará com redes de hotéis para definição da bandeira de administração do prédio. Além do hotel, o novo terminal terá:

  • Terminal de ônibus;
  • Esteira de locomoção entre os terminais 1 e 2 e o T3;
  • Shopping Center com lojas de grifes nacionais e internacionais e restaurantes;
  • Sistema automatizado que permite check-in e despacho de bagagem fora do balcão.

Do lado ar, serão implementadas obras de recuperação e ampliação das pistas e de sistemas de segurança que tornarão o aeroporto atualizado e no mesmo nível dos principais aeroportos mundiais. Também as vias de acesso a Guarulhos serão ampliadas com a chegada do Rodoanel e da linha 13 Jade da CPTM.

Outras melhorias

O investimento até a Copa de 2014 é de cerca de R$ 3 bilhões e envolve outras melhorias com foco no conforto e segurança do usuário. Após março de 2013 haverá reforma do T1 e T2, com aumento das áreas de liberação de bagagem, controle de passaporte, raio-X e ampliação das áreas comerciais e de serviços. Mas algumas reformas poderão ser percebidas a partir do início da operação pela concessionária, previsto para novembro Entre elas:

  • Estacionamento: será construído um novo edifício garagem. O pátio atual está ganhando novas placas e sinalização, câmeras de segurança, pintura de faixas e nova iluminação. Com a reforma e novo prédio, o estacionamento do aeroporto terá capacidade para 10 mil vagas;
  • Reforma de banheiros: foram reformados 4 conjuntos de sanitários dos saguões A/B/C e D. Após a ampliação cada conjunto passou a ter 262,96 m².
  • Segurança: o ambiente interno e externo terá maior circulação de efetivo de segurança, além de nova iluminação;
  • Nova sinalização: instalação de mais de 900 placas em backlight – padrão aeroportos internacionais, que auxiliarão no melhor direcionamento de informações aos passageiros. Mais de 700 são iluminadas;
  • Revitalização: escadas rolantes e elevadores;
  • Implantação de sistema: agilizar a passagem pelo raio-X.

Com muito trabalho da equipe da Concessionária do Aeroporto Internacional de São Paulo S.A., o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo – decola para se tornar o mais importante aeroporto da América Latina.

Veja mais Informações no Site Oficial do GRU AIRPORT – Clique aqui.

Compartilhar