O Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, opera normalmente na manhã desta quinta-feira (27), depois de uma queda de energia na noite de quarta-feira (26), que durou 20 minutos. De acordo com a concessionária GRU Airport, os sistemas prejudicados entre as 21h50 e as 22h10 resultaram na alteração de apenas um voo, que foi transferido para outro aeroporto.
Segundo a concessionária, os motivos do incidente estão sendo apurados. “Ressaltamos que não foi identificada nenhuma ocorrência de dano ao usuário”, informa a nota da GRU Airport.
O aeroporto de Guarulhos recebe, por ano, mais de 36 milhões de passageiros e opera com 284 mil pousos e decolagens. Do total de voos, 208 mil são domésticos e 76 mil, internacionais. A GOL Linhas Aéreas informou que a queda de energia suspendeu as operações aéreas, e isso refletiu em 40 minutos de atraso, em média, para 12 voos. As informações são da Agência Brasil.
Segundo o portal R7, a situação provocou revolta de usuários, externada em comentários nas redes sociais. No Twitter, usuários escreveram mensagens como: “Imagina na Copa!”. No ano passado, o Aeroporto Tom Jobim, no Rio, também ficou sem luz por cerca de cinco minutos.
O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) está buscando apurar quais motivos geraram o apagão em Cumbica. “Em mais de 25 anos sob o comando da Infraero, Cumbica nunca registrou esse tipo de situação, em que nem os geradores de emergência funcionaram, deixando as operações no aeroporto em risco”, ressalta a direção da entidade.
De acordo com a Agência Folha, pelo menos oito voos atrasaram devido ao blecaute. O aeroporto às escuras por 20 minutos, período em que os pousos e decolagens ficaram suspensos, gerou 11 voos com atrasos superiores a 30 minutos na manhã desta quinta-feira.
Os aviões que já estavam na pista tiveram que permanecer parados durante o apagão. Todas as áreas de Cumbica foram afetadas, e as filas para embarque aumentaram. A concessionária não informou por que os geradores não funcionaram. “Houve um grito ou outro quando a energia caiu. Depois, ficou todo mundo em silêncio. Acho que estavam se perguntando se perderiam seus voos”, disse um funcionário do balcão de informações de Cumbica ao jornal Folha de São Paulo. A pane pode ter relação com as obras do terceiro terminal de Guarulhos, segundo funcionários do aeroporto ouvidos pela Folha. A assessoria da concessionária não confirmava a informação.
Imagem: apagão (Reprodução/Twitter @PieroMatarazzo)
Post Views: 32