Ministros comparecerão à Comissão para explicar proposta de privatização da Infraero

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência do governo Michel Temer, Moreira Franco, e o ministro dos Transportes Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, comparecerão à Comissão de Trabalho Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados (CTASP), no dia 13 de setembro, para prestar esclarecimentos sobre as negociações do governo em torno da proposta de privatização da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, a Infraero.

A iniciativa do requerimento, aprovado em 9 de agosto pelo colegiado, é da deputada federal Erika Kokay (PT-DF). “Os ministros precisam vir a esta Comissão para prestar os esclarecimentos sobre a proposta de privatização da Infraero ou se há uma perspectiva de adotar medidas insidiosas e covardes que venham inviabilizar a empresa”, justificou a deputada. “Não podemos, num país continental e desigual como o Brasil, submeter os nossos aeroportos somente à logica do lucro, sob pena de penalizar a população e as regiões mais pobres que não terão a aviação como uma alternativa de transporte”, completou a parlamentar, ao afirmar que os aeroportos devem estar à serviço da soberania, da segurança e do desenvolvimento nacional.

Segundo a parlamentar, o governo Temer deve respeitar a Infraero, que é um patrimônio do povo brasileiro. “Não podemos permitir que a Infraero seja corroída, uma vez que a empresa, adquiriu por meio de seus trabalhadores e trabalhadoras, uma expertise, um conhecimento sobre o setor que é insubstituível e não pode ser jogado na lata do lixo da história por um governo ilegítimo”, criticou.

Compartilhar