A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) negou o pedido da Gol para retomar voos com boeing 737-700 no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). Com a negativa, apenas a Passaredo e a Flyway estão autorizadas a operar lá, realizando dezesseis pousos e decolagens diários em dias úteis e seis aos sábados e domingos.
A frequência equivale a um terço da capacidade do Aeroporto, que enfrenta um prejuízo de R$ 17,9 milhões acumulados de janeiro a setembro deste ano, de acordo com a Infraero, e poderia receber até 2,2 milhões de passageiros ao ano. Com pouca movimentação, diversos estabelecimentos comerciais no Aeroporto já fecharam.
A Anac alega que o Aeroporto só pode receber aeronaves do tipo aeronaves AT72, AT45 e E145, pois possui restrições para receber grandes aeronaves e precisaria ampliar ou corrigir sua infraestrutura para obter a liberação para aviões maiores. A Infraero, no entanto, entende que o terminal está apto para a receber aeronaves até o código C (Embraer 190, Airbus 318, Boeing 737-700).
O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) avalia que não há impedimento legal para a liberação de boeings no Aeroporto. “Para a cidade, é importante ter os dois espaços (Pampulha e Confins)”, ressalta o diretor do Sina, Leandro Pinheiro. O Sindicato entende que o Aeroporto da Pampulha pode ter um perfil mais executivo e não concorrer com o de Confins, coexistindo sem prejuízo para nenhum aeródromo.
A situação financeira do Aeroporto da Pampulha agravou-se em 2007, quando foi impedido de operar jatos e aviões de grande porte. O retorno dessas operações é defendido pelo Sina como forma de permitir à Infraero melhorar suas contas e manter os postos de trabalho. (Com informações do jornal Hoje em Dia. Para ler a matéria na íntegra acesse AQUI)????
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