8 de março: dia das mulheres, dia de luta

A Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) está comemorando o Dia Internacional da Mulher com uma campanha de apoio à sindicalista Jimena López, aeronauta da LAN Ecuador, demitida por perseguição sindical.

jimena-lopez
Companheira Jimena López, da Latam

A ITF destaca que o Dia Internacional da Mulher é reconhecido, celebrado e apoiado por milhares de organizações e indivíduos em todo o mundo e que a campanha promovida pela entidade visa garantir direitos para as mulheres e aumentar a sua visibilidade e participação no movimento sindical.

“É uma oportunidade para que os sindicatos no mundo todo e homens e mulheres se unam em torno de seus membros mulheres e abordem os problemas que enfrentam as mulheres que trabalham na indústria dos transportes, em cada um dos seus setores”, diz a ITF.

Jimena López é secretária geral do SITA (Sindicato de Trabajadores de Aerolane), que representa a tripulação de cabine no Equador. A sindicalista foi demitida após um bem sucedido esforço de organização do sindicato na LAN Ecuador, do grupo Latam. A ITF denuncia a postura antissindical da Latam e conclama a todos/as a participarem da campanha em apoio à Jimena.

No site da ITF, podem ser publicadas mensagens de apoio à companheira. Outras formas de participação são o envio de carta de protesto à Latam e o compartilhamento da página nas redes sociais, compartilhando ou postando em Facebook.com/itfglobal, etiquetando no twitter @itfglobalunion e usando a hashtag #IWD. Para saber mais acesse: http://www.itfglobal.org/pt/campaigns-solidarity/campaigns/international-womens-day-2015.

Compartilhar