Companhia com menor distância entre poltronas tenta reverter insatisfação de clientes, medida em pesquisa; os dez aviões da rota entre Congonhas e Santos Dumont passam a ter classificação “A”, a melhor da Anac
Por Ricardo Gallo para Folha de S. Paulo
Companhia aérea com os assentos entre os mais apertados da frota brasileira, a Gol anunciou ontem, 06/11, que aumentará o espaço entre as poltronas nos seus aviões.
A mudança começa pela ponte aérea entre os aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (Rio), rota mais movimentada do Brasil.
A partir de segunda-feira, 05/11, todas as aeronaves que fazem os voos diários da Gol na ponte aérea terão espaço entre as poltronas superior a 73 centímetros, o que lhes confere categoria “A” da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a melhor disponível.
Até então, os dez aviões da ponte aérea eram predominantemente categoria “D”, a segunda pior em relação ao espaço entre as poltronas.
Para tal, a empresa obteve autorização da agência para tirar até 12 assentos por avião, ou duas fileiras inteiras. Os Boeings 737-800 alvo de intervenção tinham 189 ou 183 assentos; agora, têm 177.
Serão dez aviões, cinco dos quais já estão em operação. Os demais começam na segunda. Todos serão identificados na fuselagem com o nome do novo produto: “Gol+”.
CATEGORIAS
Nos voos da ponte aérea haverá duas categorias. Até a sétima fileira, os assentos passam de 76,2 centímetros para 86,4 centímetros de espaço entre as poltronas.
Para usar os assentos chamados “Gol+Conforto”, o cliente paga a partir de R$ 30 a mais e se senta sem vizinhos ao lado, o que já ocorre hoje; clientes Smiles Diamante, a maior faixa do programa de milhagem da empresa, não pagam nada a mais.
Da oitava fileira em diante, a distância passa para 78,7 centímetros. Hoje, varia de 69 centímetros a 73 centímetros. A Gol pretende ter toda a frota na categoria mais espaçosa nos próximos anos.
No Brasil, o maior espaço hoje é da Avianca: os 41 aviões da empresa estão na categoria A da Anac. Na ponte aérea, a distância entre os assentos é de 81,28 cm.
A Gol diz que oferece mais assentos do que a Avianca (156 contra 132) e tem mais voos (62 diários contra 20), o que a deixa com a maior oferta de assentos espaçosos.
A empresa se baseou em uma pesquisa para modificar seus aviões. Nela, os passageiros apontavam o conforto como uma das suas prioridades, atrás apenas do preço e da oferta de voos.
A Azul afirmou não ter planos de modificar seus aviões, e a TAM não se pronunciou sobre o assunto.