Por O GLOBO
O Boeing 747-8, apelidado de Jumbo, com dois andares Divulgação
A partir de 31 de março de 2014, o voo Rio-Frankfurt da Lufthansa será operado com o Jumbo, apelido do Boeing 747-8, de dois andares. O avião tem configuração de três classes: econômica, com 262 poltronas; executiva, com 92; e primeira classe, já com o novo design, com oito. A aeronave já é utilizada nas rotas entre São Paulo e Frankfurt.
A primeira classe tem cortinas e piso com isolamento acústico. São oito poltronas de couro, que se reclinam a 180° em relação ao piso — à noite, o passageiro é coberto por uma manta de regulação térmica. As telas de entretenimento a bordo possuem 17 polegadas.
Os passageiros da primeira classe ou detentores do status HON, Senator ou Star Alliance Gold Member poderão usar o lounge da Proair, no terminal 2 do Galeão também. O salão tem bufê de comidas leves, bebidas, revistas internacionais, internet gratuita e chuveiros.
As mudanças celebram o aniversário de dois anos da rota, lançada no final de outubro de 2011, então com cinco saídas por semana, com saída do Rio em voo noturno e retorno de Frankfurt diurno. No ano passado, a frequência aumentou para diária e os voos de Frankfurt também passaram a ser noturnos. Segundo a diretora geral da companhia alemã no Brasil, Annette Taeuber, nesta época os voos brasileiros da Lufthansa registravam taxas muito maiores da média de ocupação de voos internacionais da empresa, de 87%. A Lufthansa opera, além do voo a partir do Rio, voos entre São Paulo e Frankfurt e São Paulo e Munique.