Unidade, ao lado de Viracopos, conta com três simuladores de voos; a companhia não descarta atender outras aéreas, com 1,5 formados por ano.
Do G1 Campinas e Região
A companhia áerea Azul inaugurou na terça-feira, 15/10, um centro de treinamento ao lado do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A Uniazul começa as atividades na cidade com três simuladores próprios de voo, com previsão de mais um até o fim do ano. O objetivo da companhia é ser referência na formação de tripulantes no País, com uma capacidade para formar 1,5 mil profissionais por ano.
O presidente do Comitê Executivo da Azul, José Mario Caprioli, disse que recebe demanda de outras companhias e não descarta atendê-las na Uniazul. Com unidade de Campinas, instalada em um espaço de seis mil metros quadrados em um dos terrenos do Distrito Industrial de Campinas (DIC), a Azul transfere toda a parte de treinamento que estava instalada em Barueri, na Grande São Paulo. O valor do investimento não foi divulgado pela empresa no complexo, que emprega 74 pessoas e tem capacidade para até 480 alunos.
Viracopos determinante
A ampliação do Aeroporto de Viracopos foi determinante para a instalação do centro de treinamento da Azul, terceira maior companhia aérea do País e que mantém 56 destinos no aeroporto de Campinas, com um total de 170 voos diários. Após cinco anos de operação, e com a aquisição da Trip, a empresa passou a responder por 90% dos pousos e decolagens em Viracopos.
“A gente não imaginava o tamanho de tudo isso. Quando olhamos o potencial, calibramos o nosso crescimento um pouco mais pra cima”, disse Caprioli, referindo-se à ampliação de Viracopos após a concessão à iniciativa privada.
Sem citar números, Capriolli afirma que a companhia planeja novos investimentos em Campinas e que já atende, além da macrorregião, passageiros da capital paulista e da Grande São Paulo, que são transportados por ônibus fretados da empresa. Sobre a Copa do Mundo e os desafios das aéreas em 2014, Caprioli disse apenas que “tem um projeto de bom atendimento”.