Seminário SINA de Navegação Aérea tem subsídios para Comissão Paritária do setor

Por Imprensa do SINA

IMG_9061

Terminou na última sexta-feira o 1o. Seminário SINA de Navegação Aérea, realizado nos dias 25, 26 e 27/09, no Hotel Maceió Atlantic, em Maceió, Alagoas, com a participação de cerca de 40 dirigentes do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, sendo a maior parte da Navegação Aérea da Infraero.

A mesa da abertura solene do Seminário contou com a participação do presidente do SINA, Francisco Lemos, do diretor administrativo financeiro da entidade e organizador do evento, Samuel Santos, e da presidenta da CUT Alagoas, Amélia Fernandes.

Coube a Samuel Santos fazer a abertura e saudação aos participantes do Seminário. “O SINA vem demonstrando que é possível fazer mudanças”, disse. Lembrou também que “se a gente não se unir na Infraero todos vão perder.”

Samuel Santos, dirigindo-se especialmente aos dirigentes da Navegação Aérea da Infraero, disse que “vocês estão com a responsabilidade de levar às suas bases a mensagem da união.”

Em seguida falou a presidenta da CUT Alagoas, Amélia Fernandes, que também destacou a importância da unidade da classe trabalhadora. Falou ainda das dificuldades enfrentadas em seu estado, “sem interlocução com o governo estadual e enfrentando os usineiros na zona rural”.

Amélia Fernandes, que também é presidenta do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, finalizou destacando que “estamos enfrentando a privatização em várias categorias, como aeroportuários, saúde e eletricitários”, daí o papel fundamental da unidade dos trabalhadores.

O presidente do SINA, Francisco Lemos, fechou a solenidade de abertura dizendo sentir “satisfação pessoal em abrir o 1o. Seminário SINA de Navegação Aérea”.

Lemos lembrou das dificuldades de convivência da Navegação Aérea com os demais aeroportuários quando esse setor foi incorporado à Infraero. “Esse pessoal da Tasa não gosta da gente e a gente não deve gostar deles. Mas nunca desenvolvi raiva. Mas sentia uma certa discriminação por que sempre participei das lutas e sempre reivindiquei melhores condições dentro do aeroporto, até que vim para o Sindicato.”

“Acreditava, continuou, que o pessoal da Navegação Aérea tinha uma vida de majestade dentro da Infraero. Eles não reclamavam, eles eram quietinhos, eles pareciam militar, eles tinham coronel”, disse ainda sobre as primeiras impressões.

Mas essa impressão não duraria muito. No Sindicato, Lemos lembrou ter se encontrado com um dirigente que era da Navegação Aérea e que tinha um comportamento que não se encaixava nem um pouco com o que ele então imaginava. “Então, eu dizia: tem Navegação Aérea dentro do Sindicato! Agora, nesta gestão tem 30 dirigentes da Navegação Aérea”.

“O que posso dizer, como fiscal de pátio, é que recebo vocês de braços abertos por que somos todos aeroportuários.”

Trabalho do Seminário

Os trabalhos do 1o. Seminário SINA de Navegação Aérea, que servirão de subsídios para a Comissão Paritária de Navegação Aérea (Cláusula 85 Parágrafo 3 do Acordo Coletivo de Trabalho 2013/15) podem ser divididos em duas etapas:

Na primeira, foram realizadas exposições e debates sobre a Federação Internacional dos “AIS”, Direito de Greve nos “ATS”, Experiências e conclusões sobre a greve na Infraero e palestra do Conselheiro de Administração da empresa eleito pelos funcionários, Célio Barros.

E no último dia de trabalho, além da exposição e debate sobre a Ifatca, os dirigentes apresentaram e debateram os vários problemas e reivindicações da Navegação Aérea, que servirão de subsídios para a Comissão Paritária de Navegação Aérea.

IMG_9346

Reunião da Executiva

Nos dias 23 e 24/09, véspera do Seminário, a Diretoria Executiva do SINA reuniu-se em Maceió e, na ocasião, estava em pauta vários assuntos, destacando-se as conjunturas dos setores Aéreo e Aeroportuário, tendo em vista os desafios da categoria para os próximos anos. Foi ainda debatida e aprovada uma nova política para a Comunicação do SINA, que já colocou no ar um novo site, ainda em fase de adaptação.

Compartilhar