Segue abaixo o documento da ITF Global, a Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes enviado ao SINA, em solidariedade à greve dos aeroportuários da INFRAERO.
O Comité Regional da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes, reunidos na Cidade do Rio de Janeiro no 30 e 31 de Julho.
CONSIDERANDO que os Trabalhadores e Trabalhadoras filiados ao Sindicato Nacional de Aeroportuários SINA, devido a intransigência da empresa INFRAERO que recusa-se a negociar condições salarias dignas, foram obrigados a iniciar uma greve no dia de hoje.
OLHANDO COM PREOCUPAÇÃO que a empresa tem alegado que não pode oferecer incrementos salarias dignos para seus funcionários/as devido a que o processo de privatização dos principais aeroportos eliminou uma boa parte dos ingressos da empresa, risco que foi precisamente denunciado pelos trabalhadores/as com antecedência.
ACORDAM
Expressar a nossa preocupação pela perda de renda que o governo Brasileiro, a traves da INFRAERO, este sofrendo como resultado do processo privatização dos principais aeroportos.
Repudiar a tentativa de INFRAERO de castigar a seus funcionários/as pelos erros cometidos durante dito processo de privatização.
Parabenizar aos trabalhadores e trabalhadoras aeroportuários, ao seu sindicato e aos seus Dirigentes Sindicais pela organização da greve, organizada na defesa não somente do sustento de suas famílias mas também para evitar que a qualidade do serviço e a segurança dos aeroportos não seja reduzida em prejuízo dos passageiros.
Requerer ao governo Brasileiro que estabeleça uma mesa de negociação honesta e positiva, que procure outorgar condições salarias e laborais dignas para seus funcionários e que vise manter uma alta qualidade de atendimento aeroportuários dentro das mais altas condições de segurança.