O Sindicato Nacional dos Aeroportuários reforça a importância do Fevereiro Laranja, mês dedicado a aumentar a conscientização da população sobre a prevenção, o diagnóstico e o combate à leucemia, que é uma forma de câncer no sangue. Dados do Instituto Nacional de Cancer (Inca) indicam que entre 2020 e 2022, o Brasil registrou mais de 10 mil novos diagnósticos de leucemia, sendo 5.920 em homens e 4.890 em mulheres.
No Brasil, mais de 3 milhões de pessoas faleceram devido a até 18 tipos de câncer que podem estar ligados à exposição a produtos, substâncias ou misturas que existem no ambiente de trabalho, conforme destaca um estudo do Ministério da Saúde – MS.
Conforme o Atlas do Câncer Relacionado ao Trabalho no Brasil, em um período de 39 anos, 3.010.046 mortes foram observadas devido a esses tipos de câncer, segundo dados provenientes do Sistema de Informações Sobre Mortalidade – SIM. Nesse contexto, especialistas enfatizam a relevância de implementar ações para controlar ou eliminar a exposição dos trabalhadores a agentes cancerígenos.
Embora o câncer seja caracterizado como uma doença complexa e com múltiplas causas, especialistas indicam que um grupo significativo de cânceres resulta da exposição no ambiente de trabalho e que muitos deles poderiam ser evitados.
A leucemia afeta os glóbulos brancos, também conhecidos como leucócitos, que produzem células doentes na medula óssea. A imunidade do paciente é comprometida, resultando no surgimento de infecções. De acordo com as recomendações dos especialistas, a detecção precoce e o tratamento correto são essenciais para aumentar as chances de recuperação.
![](https://aeroportuarios.org.br/wp-content/uploads/2025/02/546-x-277-300x156.jpeg)