Sina leva demandas aeroportuárias ao MPOR

Na última quarta-feira, 22, o Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) se reuniu com o Ministério dos Portos e Aeroportos (MPOR), visando levar as pautas da categoria aeroportuária para o ministro Silvio Costa Filho. Além do presidente, Marcelo Tavares, também estiveram presentes Célio Alberto Barros de Lima, Marco Antônio Guimarães, Vitor Hugo Fernandes e Leonardo Felix Nascimento, membros da diretoria executiva do Sina.

Dentre as pautas discutidas durante a reunião estiveram a apresentação do novo presidente do Sina, Marcelo Tavares; discussão do impacto das concessões para os aeroportuárias que trabalham na INFRAERO, bem como a possibilidade de manter os aeroportos regionais sob o comando da INFRAERO; apresentação do panorama atual do setor aeroportuários nacional e a regulamentação da profissão.

“A questão dos aeroportos regionais para INFRAERO é um assunto crucial. O ministro se mostrou comprometido com a outorga de 30 aeroportos novos, 30 aeroportos regionais novos para a INFRAERO operar. Isso dará um incremento muito bom na situação da INFRAERO.” aponta o presidente do Sina, Marcelo Tavares.

Sobre os funcionários da empresa, o ministro acredita que “eles devem ser utilizados 

inclusive nos aeroportos que foram concedidos e que os funcionários têm uma expertise muito boa”, complementou Tavares.

Durante a reunião o ministério demonstrou grande preocupação em relação ao setor aeroportuário e se comprometeu a ter um olhar mais crítico para trabalhar em cima das discrepâncias que existem no setor.

Por isso, a questão da regulamentação da profissão do aeroportuário foi colocada em discussão junto ao ministro Costa Filho, que sugeriu o encaminhamento da pauta aos parlamentares da base aliada.

Além disso, o Sina se comprometeu a ter uma participação ativa junto ao MPOR, e, enquanto sindicato, indicou ao ministro que iremos começar a trabalhar na criação de uma Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores na Aviação Civil como um todo e com muita ênfase nos trabalhadores da empresa pública INFRAERO. O ministro concordou com a iniciativa e se comprometeu a criar uma Comissão Multissetorial dentro do Ministério de Portos e Aeroportos.

A proposta da criação da comissão partiu do Sina contará com Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC), a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) nas próximas semanas.

“A criação de uma Comissão Multissetorial foi uma notícia fantástica e já temos a sinalização positiva do ministro. Essa é uma forma dos trabalhadores estarem dentro do ministério, contribuindo e discutindo as pautas que que envolvem os trabalhadores da nossa parte, os aeroportuários e também todos os trabalhadores da aviação civil a nível nacional, sejam eles aeroviários, aeronautas, pois eles também serão contemplados.”, explicou o presidente do Sina.

“Foi uma reunião muito positiva, pois o ministro se mostrou receptivo, resultando em uma conversa muito produtiva para a categoria aeroportuária.” concluiu Tavares.

Compartilhar