Sina e Infraero celebram a assinatura de novo acordo coletivo de trabalho

Na manhã desta segunda-feira, dia 20, na sede da Infraero em Brasília, a direção do Sina, juntamente com a direção da Infraero, assinaram o acordo coletivo 2021 / 2023, após assembleia da categoria que aprovou a terceira contraproposta encaminhada pela empresa. A partir desta data, os empregados da Infraero estarão sob a tutela desse novo ACT que, para a direção do Sina, está longe do que se esperava. Porém, na atual conjuntura em que se encontra a Infraero e o Brasil, temos a consciência de que as partes chegaram no limite da negociação.

Caso esse acordo fosse rejeitado, não restaria outra alternativa a não ser encaminhar a negociação para o dissídio coletivo, uma vez que a Infraero já havia se manifestado em não aceitar a mediação do TST – o que é uma prerrogativa jurídica dela.

Após os debates, mesmo que virtuais, o resultado final da assembleia indicou o desejo da categoria em buscar o acordo entre empresa e empregado, descartando a possibilidade de dissídio coletivo. O sindicato lembra que acordos coletivos são negociados anualmente e, por isso, a estabilidade dos direitos dos trabalhadores muitas vezes oscila para mais ou para menos, levando em consideração fatores externos, como a política do atual governo federal e, evidentemente poderemos, daqui pra frente, ter um período de recuperação e uma definição de qual será o destino da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero.

Faça o download do ACT no link abaixo:

Compartilhar